quinta-feira, 27 de maio de 2010

Faça seu dinheiro render

Com o cenário favorável para o País, a expectativa da economia é também de crescimento para vários setores, entre eles imóveis. A valorização dos terrenos tem sido grande na cidade, mas é preciso pesquisar bem antes de comprar e não pegar carona no ânimo dos outros. Antes de adquirir o bem deve ser avaliada a área, a perspectiva de valorização do local e se o preço pago é justo ou barato em relação as possibilidades previstas e a qualidade do imóvel. Isso também vale para qualquer tipo de aplicação.

Contas
O economista Henrique Marinho sugere que o momento é propício para aplicações de renda fixa pós-fixadas. E se tiver que renovar as operações do tipo pré-fixada que seja por no máximo 30 dias para ir avaliando a expectativa de inflação. Explica que a aplicação no Tesouro Direto é uma alternativa para médio e longo prazos (mais de um ano). ``O ideal nesse momento é comprar títulos pós-fixados``.

Marinho diz que para 2010 estão na lista dos prováveis melhores rendimentos a bolsa de valores, que deverá proporcionar um bom rendimento, apesar de muito inferior ao ano passado. ``Agora o rendimento será em função da retomada da economia.

Os demais ativos que poderão apresentar melhores desempenhos são os CDBs/RDBs, fundos de renda fixa, pós-fixados ou DI, porque acompanharão a possível elevação da Selic``, afirma. Acrescenta que para quem quer aplicar em ouro as perspectivas não são muito claras, porque depende do desempenho do dólar como moeda conversível e as perspectivas de retomada da economia americana não são claras, principalmente pelo seu atual perfil de dívida pública.

Quanto a imóveis, observa que as perspectivas são boas, mas lembra que este ativo não tem ``liquidez``, ou seja, não poderá ser transformado em dinheiro rapidamente. Mas é uma ótima aplicação de longo prazo para quem tem dinheiro para investir.

Poupança
Com um crescimento recorde no ano passado e aplicações milionárias, a poupança é considerada a aplicação mais conservadora do mercado, garantindo uma rentabilidade mínima. Hoje em 0,5% ao mês, mais a variação da Taxa de Referência (TR ). Embora vários analistas não destaquem esta opção, ela é a mais indicada para quem tem pouco dinheiro e não pode arriscar nenhum tipo de prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário