terça-feira, 9 de agosto de 2011
Organização e Método
- Profissionais de O&M (organização e método)
• Perfil do Analista
É uma especialidade dentro da administração, voltado para o estudo da estrutura organizacional, dos métodos de trabalhos e dos sistemas administrativos, visando a maximização dos resultados, com adequação dos recursos disponíveis, ao menor custo possível.
• Perfil do Técnico de Organização
Gostar do que faz
Raciocínio lógico
Imaginação e criatividade
Visão do conjunto
Autoconfiança
Personalidade marcante
Argumentação e influenciação
Comunicação e diplomacia
Percepção e observação
Modéstia
Persistência
Espírito de equipe
Interesse acentuado
Capacidade técnica
FUNÇÕES BÁSICAS
A) Assessorar a alta administração da empresa em assuntos de planejamento geral, comunicações, administração e desenvolvimento da organização.
B) Desenvolver estudos e análises, tendo em vista o aprimoramento e desenvolvimento da estrutura organizacional.
C) Atender as necessidades dos usuários de linha na resolução dos seus problemas.
D) Estudar a viabilidade técnica, econômica e operacional de utilização de recursos de informática, como a necessidade de treinamento.
E) Desenvolver e submeter a alto administração ao plano anual de desenvolvimento de sistemas.
F) Propor à alto administração o escopo e amplitude dos projetos de sistemas aprovados para desenvolvimento.
O&M e Informática - muita coisa em comum
- Objetivando melhores resultados operacionais para empresa.
- Visão sistêmica dos problemas.
- Metodologia de trabalho relativamente similar.
- Semelhança do perfil operacional.
- Apoio às demais áreas.
- Atividades mutuamente complementares.
RELACIONAMENTO - O&M, INFORMÁTICA E USUÁRIO
- Ser ativos e não passivos, procurando os clientes e não esperar que eles apareçam.
- Divulgar permanentemente as realizações.
- Identificar os problemas existentes e os clientes potenciais na organização.
- Demonstrar dinamismo na área, não só junto aos clientes mas também junto às esferas diretivas da empresa.
- Manter um clima harmonioso de relacionamento com todas as áreas da empresa.
FASES DE UM PROJETO DE SISTEMAS
1) Definição do problema
- Levantamento dos dados
2) Estudo da viabilidade do sistema
- Análise do custo/benefício
3) Análise dos dados levantados
- Diagrama de fluxo de dados
- Dicionário de dados
- Algoritmos
4) Projeto do sistema
- Diagrama de fluxo de sistema
- Análise de custo/benefício
5) Projeto detalhado
- Especificações de hardware e software
- Pseudocódigo
- Plano de testes preliminares
- Programação da implantação
6) Implantação e testes
- Programas códigos e documentações
- Procedimentos operacionais
- Procedimentos de segurança
- Procedimentos de auditoria
- Plano de testes
- Desenvolvimento dos usuários
- Treinamento dos usuários
7) Manutenção do sistema
- Adaptação e apoio aos usuários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário